CONTINUANDO A CONVERSA


Através das informações anteriores, você já teve algum conhecimento sobre a Maçonaria, de seus propósitos, suas diretrizes e organização.

Veja mais alguns detalhes, já mais profundos, e que retratam, por assim dizer, a base filosófica da grande Confraria, que une tantos homens de todo o globo, com os mesmos anseios e aspirações e um mesmo desejo de participar da longa caminhada da humanidade em busca de um mundo melhor.

A Maçonaria é uma sociedade, uma escola, um sistema, com características especiais e objetivos bem definidos, cujas origens antiquíssimas, se diluíram no decorrer dos tempos e, dando o seu caráter hermético, não permitiram relatos suficientes para traçar com clareza, seu longo caminho.

É uma sociedade onde todos são irmãos, vivendo em harmonia e igualdade, ligados por laços de recíproca confiança, amizade e estima, estimulando-se, sempre, na prática de virtudes.

É uma escola na qual cada um, abeberando-se continuamente do conhecimento e da verdade, busca ser cada vez mais sábio e compenetrado do seu papel, na luta por uma comunidade mais esclarecida, mais justa e mais feliz.

É um sistema DE ÉTICA E DE MORAL, fundamentado em sólida filosofia social e espiritual, em que seus adeptos, inspirados nos elevados sentimentos de amor fraternal e filantrópico, almejam atingir o máximo aperfeiçoamento, em termos de cidadania, de conduta, de respeito e amor ao próximo e de reverência para com o Ser Supremo.

É um conjunto de princípios, um corpo de doutrina, uma sistematização de conhecimentos, compreendendo um aspecto interno esotérico, mental e espiritual, de natureza íntima, e outro aspecto externo e visível, exotérico, constituído por seus símbolos, ritos e cerimoniais.

O primeiro, esotérico, constituído por seus símbolos, cujo fulcro é a prevalência da Verdade, do Bem, da Sabedoria e da Justiça, fundamenta o espírito religioso da maioria das crenças da humanidade.

O outro, exotérico, sólido alicerce que tem mantido praticamente íntegra a Maçonaria, e que possui certo caráter secreto, sedimenta-se no Templo, local sagrado em que se reúnem os irmãos, nos modos de reconhecimento entre eles, na ritualística que preside os trabalhos. Estes, não devem ser de amplo conhecimento dos não iniciados, ficando restrito aos irmãos que, a respeito deles devem manter conveniente sigilo.

Já, acerca dos primeiros, que dizem respeito aos mais valiosos princípios fundamentais, éticos e morais, que lastreiam o comportamento dos verdadeiros maçons, esses podem, sempre, ser mostrados a público, demonstrando, abertamente, que todos, indiscriminadamente, por eles se devem pautar.

Agora, numa ponderada introspecção, faça um balanço da escala de valores com os quais você se coaduna e pergunte-se, seriamente.

 

- Não será essa Organização aquela que preenche os meus anseios e aspirações e na qual, em comunhão com os meus semelhantes, eu consiga obter o que sempre almejei, em termos de amadurecimento, ampliação de conhecimento, oportunidade de ser útil, condições de propugnar pelos mais sadios princípios éticos e morais, de buscar o desconhecido?!

 

Seguramente, a resposta afirmativa já o torna um candidato em potencial, decidido e pronto a solicitar sua inscrição, certo de ter dado importante passo em sua existência. Entre em contato com algum maçom conhecido seu ou corresponda-se conosco, mesmo que seja apenas para buscar maiores esclarecimentos.

MAIS INFORMAÇÕES: GLUP@maconaria.org

IMPORTANTE

A GRANDE LOJA UNIDA DO PARANÁ TEM LOJAS SOMENTE NO ESTADO DO PARANÁ E NÃO PODE PRESTAR INFORMAÇÕES SOBRE MAÇONARIA EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO.

VOLTA À PÁGINA PRINCIPAL.