Sobre a Maçonaria

Maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. É uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A Maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.

Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

O termo Maçonaria é de origem francesa, e significa construção. O termo maçom portanto é a versão em português do francês; Maçonaria por extensão significa “associação de pedreiros”.

Para ser membro da Maçonaria não basta a autoproclamação, é preciso um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons.

História da Maçonaria

História da Maçonaria

Conheça a história da Maçonaria, uma das instituições mais antigas em atividade no mundo

Princípios e Fundamentos

Princípios e Fundamentos Maçônicos

Conheça os princípios que norteiam a conduta dos nossos membros

Maçonaria no mundo

Maçonaria no mundo

A Maçonaria está presente no mundo inteiro e colaborou com inúmeras sociedades

A Maçonaria no Brasil

A Maçonaria no Brasil

Os grandes momentos da nossa história tiveram a participação da Maçonaria

Ritos Maçônicos

Ritos Maçônicos

Conheça um pouco dos Ritos mais praticados pelas Obediências brasileiras

Os cargos em uma Loja

Cargos em uma Loja Maçônica

Conheça os cargos praticados nas Lojas e qual a função de cada um

Como ser um maçom?

Muitas pessoas nos perguntam o que é ser um maçom e como poderiam fazer parte da Maçonaria. Há muitos mitos e dúvidas as respeito do tema e preparamos um conteúdo para esclarecer sobre o assunto