NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Grande Loja Unida do Paraná, ao longo de seus 40 anos de história, tem exercido forte presença no Estado do Paraná, onde concentra todas as suas atividades, não havendo nenhuma outra sede ou representante em outros estados da federação. Utiliza a sigla GLUP, que também pode estar sendo utilizada por outras Obediências Maçônicas que possuam as mesmas letras iniciais. Porém é importante destacar que não possuímos nenhum vínculo com tais Obediências, assim como não podemos responder por ações e atos que por elas estejam sendo praticados.

A fim de proporcionar melhor identificação, passaremos a utilizar temporariamente a sigla GLUPr.

Grande Loja Unida do Paraná

Fundada em 20 de março de 1981, a GLUP segue a linha Liberal e Adogmática e desenvolve trabalhos filosóficos para tornar feliz a humanidade pela tolerância e o aperfeiçoamento dos costumes

A Grande Loja Unida do Paraná (GLUP) é uma Obediência Maçônica brasileira, fundada em 20 de março de 1981. Segue a linha Liberal e Adogmática preconizada pelo Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo (CLIPSAS), cujo lema é: Liberdade Absoluta de Consciência. Seu primeiro Grão Mestre foi Silas Pioli.

Destacam-se suas fraternais relações com as Obediências Maçônicas liberais e adogmáticas, notadamente o Grande Oriente de França, maior Obediência adogmática do mundo, com o qual firmou convênio para difundir o Rito Francês no Brasil. Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Estadual, é membro-fundador da Conferência Maçônica Americana (COMAM), que se unirá à C.I.MA.S., e da Associação Brasileira de Potências Maçônicas (ABPM).

Nossos Fundadores

silas-pioli

Silas Pioli

castorino-augusto-rodrigues

Castorino Augusto Rodrigues

pedro-franco

Pedro Franco

clipsas

A Grande Loja Unida do Paraná é signatária do CLIPSAS (Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo) que congrega mais de cem potências maçônicas de todos os continentes e defende a Maçonaria Livre

comam

A GLUP, representada pelo então Grão Mestre Jefferson Scheer foi uma das obediências maçônicas fundadoras da Conferência Maçônica Americana que nasceu em 2004 no Chile com o objetivo de unir obedências liberais e adogmáticas.

Projetos sociais apoiados pela GLUP

futebol-de-rua

O Instituto Futebol de Rua foi criado em 2006 com a missão de inclusão social através da prática esportiva.

projeto-social-ramo-acasia

A Ramo de Acácia promove ações humanitárias e assistenciais em benefício de instituições de caridade.