A Grande Loja Unida do Paraná (GLUP) marcou presença na 21ª edição da COMAM – Conferência Maçônica Americana, realizada entre os dias 23 e 26 de outubro, no estado de São Paulo. O evento reuniu potências maçônicas das Américas que mantêm tratados de amizade e mútuo reconhecimento, promovendo o fortalecimento do diálogo e da cooperação entre as obediências do continente.

No primeiro dia, os participantes apresentaram trabalhos com o tema “Estratégias que permitam afiançar o trabalho da COMAM na América”, debatendo propostas voltadas à ampliação e ao aprimoramento da atuação da conferência. No sábado (25), ocorreu a assembleia administrativa, momento dedicado à discussão e votação de proposições, além da análise de novas obediências interessadas em integrar a COMAM.
O encerramento foi marcado por uma sessão solene com a entrada ritualística das delegações em uma cerimônia simbólica de união. A GLUP foi representada pelo Sereníssimo Grão-Mestre Reginaldo Celso Guidolin, acompanhado do Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33, Francisco de Montezuma, Edson Muraki.
Criada em Santiago do Chile após o CLIPSAS de 2004, a COMAM reúne Grandes Lojas e Grandes Orientes do continente americano com o propósito de fortalecer a união entre as obediências liberais e adogmáticas, preservando sua autonomia e liberdade de consciência.
A Grande Loja Unida do Paraná tem papel histórico na formação da COMAM, tendo sido uma das idealizadoras do movimento por meio do então Grão-Mestre Perpétuo Jefferson Scheer, que organizou o I Encontro Latino-Americano de Obediências Liberais e Adogmáticas, em 2002, na cidade de Curitiba — marco precursor da atual conferência.
