O Mensageiro

Grande Loja Unida do Paraná marca presença na Celebração do “Dia Internacional do Livre Pensamento”

dia-livre-pensamento

Entre os dias 18 e 21 de setembro de 2019, uma comitiva da Grande Loja Unida do Paraná formada pelos irmãos José Aparecido Gomes, Past Grão-Mestre da GLUP e Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho Francisco de Montezuma e o irmão Valdecir Petri, membro da GLUP e Presidente do Capítulo Rosa+Cruz, estiveram presentes em Cuenca, Equador para a celebração do Dia Internacional do Livre Pensamento em Cuenca, Equador.

Nesse período houveram as convenções bianuais da Confederação Interamericana da Maçonaria Simbólica (CIMAS) e a Federação Americana dos Supremos Conselhos do Rito Escocês Antigo e Aceito (FASCREAA).

Estes eventos foram realizados no Hotel Oro Verde, o mais importante de Cuenca, e contou com a presença de mais de 250 participantes de 35 Grandes Lojas ou Grande Oriente das Américas e Europa (França, Espanha, Portugal, Grécia e Itália) além de 29 Supremos Conselhos do 33º Grau das Américas e Europa (França, Espanha, Itália, Portugal e Turquia).

Na ocasião também foi realizado um evento público no Museu de Arte Moderna de Cuenca para homenagear dois ilustres Livres Pensadores Maçons equatorianos falecidos: Guadalupe Larriva e Armando Albornoz.

Na sexta-feira, dia 20 de setembro houve um ato de celebração do Dia Internacional do Livre Pensamento, que contou com a apresentação de um vídeo e o discurso do diretor da Associação Internacional de Livre Pensamento e porta-voz para a América Latina Elbio Laxalte Terra, além da entrega para cada participante um CD com materiais referido livre pensamento e laicidade.

Este material foi elaborado pela Associação Civil 20 de setembro pela Tolerância, Livre Pensamento e Humanismo do Uruguai, e contém várias publicações como revistas, declarações e estudos históricos.

Desta forma, como livre-pensadores, deixamos no bela cidade de Cuenca, uma testemunho do nosso compromisso com liberdade de consciência, de Pensamento e expressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *