O Mensageiro

COMAM E CIMAS estreitam laços e buscam unificar as duas organizações

cimas-comam-maconaria

A Grande Loja Unida do Paraná (GLUP) recebeu a ilustre visita da Presidente da Confederação Interamericana de Maçonaria Simbólica (CIMAS), irmã Laura Acuña Náreja do Equador, que veio ao Brasil para tratar da possível união das duas organizações internacionais da Maçonaria Liberal e Adogmática da América, Comam e Cimas.

Recebida pelo Secretário Geral da COMAM, irmão José Aparecido Gomes, que é Past Grão-Mestre da GLUP e atual Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 Francisco de Montezuma do REAA, reuniram-se para tratar das negociações e produzir a carta de intenções que será levada aos encontros internacionais das duas organizações que ocorrerão em 2018 e 2019.

cimas-comam-maconaria2A irmã Laura pode ainda participar de Sessão Magna de Exaltação de dois irmãos das Lojas Juca Paranhos nº 1 e Helvetia nº 6, no Rito Francês, realizada no Templo de pedra da GLUP, em Rio Branco do Sul. No evento a irmã comentou sobre a importância dessa integração e da felicidade em fazer parte de um evento tão bonito.

Tanto a COMAM quanto a CIMAS têm como propósito contribuir para um mundo melhor por meio da Maçonaria Liberal e Adogmática, que não faz distinção de raça, credo religioso ou gênero.

 

Sobre a COMAM

A CO.M.AM (Conferência Maçônica Americana) é uma organização maçônica, formada por Grandes Lojas e Grandes Orientes do continente americano, foi criada em Santiago do Chile para servir como um centro de união das obediências liberais e adogmáticas, masculinas, femininas e mistas que visam o trabalho do indivíduo com absoluta liberdade de consciência.

Um dos seus fundadores foi o então Grão-Mestre da Grande Loja Unida do Paraná, irmão Jefferson Scheer, que faleceu em 2007 e ganhou o título de Grão-Mestre Perpétuo, pelo seu protagonismo junto à Maçonaria internacional, levando o nome da GLUP para fora das fronteiras brasileiras.

Sobre a CIMAS

A C.I.MA.S (Confederação Interamericana de Maçonaria Simbólica) é um organismo internacional que visa reagrupar Obediências Maçônicas da maçonaria liberal e adogmática, do continente americano, bem como congregar os maçons que considerem “o espírito universalista da Maçonaria Liberal Moderna e com o firme propósito de contribuir para o entendimento e confraternização de todos os maçons espalhados pelo mundo e, muito especialmente, os maçons do continente americano”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *