comam-gr

A COMAM (Conferência Maçônica Americana) é uma organização maçônica, formada por Grandes Lojas e Grandes Orientes do continente americano, foi criada em Santiago do Chile para servir como um centro de união das obediências liberais e adogmáticas, masculinas, femininas e misturadas que visam o trabalho do indivíduo perfeição com absoluta liberdade de consciência. O objetivo da Conferência Maçônica Americana (COMAM) é fortalecer a cadeia da União entre o Membro das Obediências, respeitando a liberdade de cada uma delas e sem interferir nas suas decisões. Temos uma premissa básica para trabalhar e unir o disperso e convidamos todas as ordens americanas a juntar nossas mãos em uma grande cadeia de amor e fraternidade.

A GLUP foi uma das idealizadoras, através de seu Grão-Mestre Perpétuo Jefferson Scheer, que promoveu o I Encontro Latinoamericano de Obediências Liberais e Adogmáticas, ocorrido em mai/2002, logo após a reunião do CLIPSAS, em Curitiba.

A COMAM foi efetivamente criada após o CLIPSAS de 2004, em Santiago do Chile, com adesão de todas as Obediências latinoamericanas então presentes.

cimas-comam-maconaria

COMAM E CIMAS estreitam laços e buscam unificar as duas organizações

A GLUP recebeu a ilustre visita da Presidente da Confederação Interamericana de Maçonaria Simbólica (CIMAS), irmã Laura Acuña Náreja do Equador, que veio ao Brasil para tratar da possível união das duas organizações. Leia a matéria

grande-oriente-franca-branco

A Grande Loja Unida do Paraná possui um tratado de amizade junto ao Grande Oriente da França onde recebeu o material para prática do Rito Francês.

Maçonaria - CLIPSAS

A Grande Loja Unida do Paraná é signatária do CLIPSAS (Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo).

Maçonaria - COMAM

A GLUP, representada pelo então Grão Mestre Jefferson Scheer foi uma das obediências maçônicas fundadoras da Conferência Maçônica Americana.